quarta-feira, 8 de junho de 2011

Plano de Aula para a Turma do 4º Ano - Produzido no Curso com a Professora Giovana

Alunas: Renate Abelin e Professora Maria Luiza
Turma do Currículo Por Atividades

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JOÃO LINK SOBRINHO

Plano de Aula
 Dia 27/04/2011

Tema:Água

Objetivo:
            O objetivo desta aula será identificar a importância da água e promover ações na escola e na comunidade que contribuam para preservar os recursos hídricos disponíveis.

Conteúdo
Água: conflitos, cooperação e gestão dos recursos hídricos
Série e ou Ano
4º Ano
Tempo estimado
Duas horas aulas
Desenvolvimento
            No primeiro momento os alunos serão conscientizados e orientados sobre as atividades    que serão desenvolvidas no laboratório de informática, os cuidados com as ferramentas e uso adequado destas.
            Apresentar aos alunos os objetos para pesquisa e atividades.
            Organizar a turma  em grupos e, a partir do que já foi estudado, organizar uma lista de ações para preservar e garantir a qualidade e oferta de água na localidade.
            A seguir solicitar para que os alunos relatam como fazem o uso e  consumo da água na escola e em suas casas e escrevam livremente sobre os pontos trabalhados  a partir do que já observaram ou vivenciaram.
            Posteriormente programar  uma visita com os alunos nas estações de tratamento da água na CORSAN e organizar com os estudantes   a partir das atividades  promovendo o plantio    de   árvores e ou espécies nativas.
            Os alunos com auxílio dos profissionais da escola também poderão criar viveiros de mudas de plantas na escola e convidar outras turmas da escola a participar e organizar um evento para marcar o plantio, mais adiante, com a participação dos pais e demais  membros da comunidade. Com esta atividade prática, poderão compreender a importância desse tipo de ação para a revitalização de rios, córregos e lagos.
Avaliação
                        Será considerado a participação de cada aluno nas tarefas coletivas e individuais. Nas conversas e na produção de textos será observado a compreensão da importância da água e sua inter-relação com os outros elementos do meio físico e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário